__ (71) 3021-5353 ____ _ contato@rbdimagem.com.br

O que é? /Para que Serve: A mamografia é um exame de imagem (raio-X) feito na região das mamas, que permite detectar a existência de nódulos, assimetrias mamárias, microcalcificações, entre outras alterações e lesões que ainda não são perceptíveis e palpáveis.

O teste é realizado por meio do mamógrafo, um aparelho que compressa as mamas, a fim de obter uma imagem detalhada da região.

Como é feito: O exame é feito ambulatorialmente. A paciente posiciona-se em pé, próximo ao equipamento que pressionará as mamas, a fim de espalhar ao máximo o tecido mamário e reduzir as doses de radiações necessárias para se obter as imagens. As mamas serão comprimidas uma a uma, horizontal e verticalmente. Durante o procedimento, a paciente deve permanecer imóvel, inclusive segurando a respiração por alguns segundos, para se obter uma boa imagem.

Principais cuidados e contraindicações: Recomenda-se fazer a primeira mamografia aos 35 anos de idade, e após os 40, a realização do exame deve ocorrer anualmente. Porém, no caso de mulheres que possuem alto risco de câncer de mama, ou seja, que têm um ou mais parentes de primeiro grau com diagnóstico da doença, é necessário realizar o exame antes desse período.

Disponível nas unidades

  • Hospital Regional de Guanambi (HRG)
  • Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC)
  • Hospital Geral Prado Valadares (HGPV)
  • Centro Estadual de Oncologia (CICAN)

Outros exames

Fechar Menu