__ (71) 3021-5353 ____ _ contato@rbdimagem.com.br

CICAN ganha novo centro de bioimagem da RBD

Unidade passa a oferecer a mais moderna tecnologia de diagnóstico do câncer

Principal unidade de tratamento do câncer na rede pública de saúde da Bahia, o Centro Estadual de Oncologia (CICAN) ganhou um novo Centro de Bioimagem, implantado pela Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), em cumprimento à Parceria Pública Privada (PPP), firmada com o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde. O governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguraram a nova unidade nesta segunda-feira (04/04), na sede do CICAN, na Avenida Vasco da Gama, em Salvador.

“Atender os baianos com mais agilidade, conforto das instalações e utilizando aparelhos modernos, que auxiliam na precisão do diagnóstico, faz parte dos nossos objetivos com a implantação da PPP Diagnóstico por Imagem da Bahia. O centro implantado no CICAN está dentro desta estratégia. Estamos organizando a rede e, em breve, os resultados começarão a ser percebidos”, afirmou o secretário, Fábio Vilas-Boas.

Além do investimento em equipamentos, a RBD reformou o espaço que abrigava o antigo Centro de Bioimagem, com adequação das salas e troca de pisos. A unidade passa a oferecer aos usuários da rede pública de saúde tomografia, mamografia digital com estereotaxia, raios-X e equipamentos de digitalização (CRs), todos com a mais moderna tecnologia existente.

Mesmo antes da sua inauguração, desde 28 de maio de 2015, o centro passou a funcionar sob a gestão da RBD, logo após ter sido firmada a PPP com o Governo do Estado. O atendimento estava sendo realizado paralelamente às obras da nova unidade e já, nesse período, verificou-se uma sensível melhoria na qualidade dos serviços. Um exemplo disso foi o aumento do número de mamografias, 100% laudadas pela RBD, com a marca de mais de cinco mil atendimentos realizados entre julho e dezembro de 2015 e 35 novos profissionais contratados.

Além da economia para o Estado, a RBD, através da parceria com o Governo do Estado, está gerando emprego e renda para a Bahia”, destacou o presidente da RBD, Fernando Pereira.

Pioneirismo baiano

Pioneira no Brasil, a PPP de Diagnóstico por Imagem da Bahia foi implementada em fevereiro de 2015, quando o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado, assinou contrato com a RBD, após concorrência pública, atribuindo à iniciativa privada a gestão e operação dos Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem em 12 hospitais públicos.

A primeira etapa contemplou, além do CICAN, os hospitais Ernesto Simões Filho e Octávio Mangabeira. Na segunda fase, iniciada em agosto, foram incluídos os hospitais

Geral do Estado (HGE), Roberto Santos, Camaçari e Menandro de Faria (Lauro de Freitas). Em novembro, começou a terceira etapa, beneficiando o Hospital Geral de Vitória da Conquista, Prado Valadares (Jequié), Luiz Viana Filho (Ilhéus) e Hospital Geral de Guanambi.

Após o CICAN, a próxima unidade a ser inaugurada, em abril de 2016, será a do Hospital Octávio Mangabeira, que passará a contar com serviços de tomografia computadorizada — método essencial para o diagnóstico preciso no tratamento e acompanhamento das doenças pulmonares.

A RBD

A Rede Brasileira de Diagnósticos é uma empresa baiana, constituída por uma das principais redes de medicina diagnóstica do país, a Alliar, em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisa e Estudo de Diagnóstico (FIDI), especializada na gestão de diagnósticos por imagens para hospitais públicos, e a Philips, empresa holandesa que se destaca pela tecnologia em equipamentos de saúde.

Assessoria de imprensa
WCMS Comunicação,

Jornalista responsável;
Waldomiro Júnior
98830-2022
3320-1270

Deixe uma resposta

Fechar Menu